segunda-feira, 3 de maio de 2010

Conselho de Amigo


Mais uma data comemorativa passou por nossas vidas. O Dia do Trabalhador atraiu multidões para shows de duplas sertanejas e grandes cantores como Milton Nascimento. Apoiados por uma minoria sindicalista, o grande povo trabalhador aplaudiu a incógnita da política brasileira. Acredito que o motivo de tantas palmas tenha sua origem no grande dizer: “Brasil, um país de todos”. Avisa o presidente que a memória é curta. Qual memória? Acho que a minha, talvez a dele. Quem é José Dirceu?


Sei que logo começa a Copa do Mundo. Todos querem ver o Kaká e o Robinho. Eu levaria o Paulo Henrique Ganso com certeza. Joga muito o moleque. Crack. Mas só pra não esquecer o raciocínio, em outubro deste ano vai ter eleição. Lula lembrou disso aos presentes na festança da Força Sindical e consagrou quem ele quer para “sentar” na sua cadeira. Claro que foi só uma informação, nada de mais. Dilma estava ali por acaso.


Dia 3 de outubro acontecerá a votação do primeiro turno. Deputados Federais e Estaduais, Senadores, Governadores e Presidente da República. Caso precise haverá segundo turno do dia 31 do mesmo mês. Não se esqueça de tirar o seu título de eleitor, seja um cidadão. Vote e aproveitando que o Aurélio Buarque de Holanda Ferreira completaria 100 anos hoje, vou recordar qual o significado da palavra cidadão: Na Antiguidade, o que gozava o direito de cidade: cidadão romano. / Membro de um Estado, considerado do ponto de vista de seus deveres para com a pátria e de seus direitos políticos. (Dicionário Aurélio On-line) Lembrei-me também da palavra político: Relativo ao governo de um Estado. // Direitos políticos, direitos em virtude dos quais um cidadão participa do governo. / Fig. Astuto, esperto, hábil: encontrou uma solução política. / &151; S.m. Aquele que se dedica à política. (Dicionário Aurélio On-line)


Ultimamente tenho me esquecido de tanta coisa que sonhei estar subindo a rampa do Planalto com a galega do meu lado (a galega é a primeira-dama). Acordei desse pesadelo sem me recordar se era de dia ou de noite, pois como já dizia Luis Inácio Lula da Silva, “O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil”. Brincadeiras a parte, quero esclarecer que de nada adianta reclamar do gosto ruim do peixe se quem preparou a comida não sabe ao menos fritar um ovo. Então antes de dar o peixe que você pescou nas mãos de uma pessoa inexperiente na cozinha, analise se ela sabe a diferença entre sal e açúcar.


Como já frisei teremos eleições este ano e peço toda cautela. Pesquise, informe-se, comunique-se, pergunte, responda, xingue, elogie, pinte a cara, apite, proteste. Só não reeleja aqueles dos quais nos envergonhamos e muito menos eleja aqueles dos quais vamos nos envergonhar. Seja responsável mesmo que os documentos do seu carro não estejam em dia ou a mensalidade da escola do seu filho esteja atrasada. Quando apertar o botão verde de confirma tenha certeza que aquele gesto, mesmo obrigatório, pode e deverá fazer parte de sua vida pelos quatro anos seguintes. Pense que não é porque você conseguiu comprar a TV de LCD de última geração para assistir a Copa e trocar de carro no fim do ano que está tudo nos trilhos. Conscientize-se. Faça do Brasil verdadeiramente um país de todos. Para todos.