sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Última sexta-feria de 2012




                 Última sexta-feira do ano e os Santos estão em festa na Bahia, igrejas lotadas de fiéis revelam a devoção de um povo forte e trabalhador. Nos grandes centros as vistas vazias de avenidas imensas mudam um pouco o repertório dos paulistanos. “Bom se fosse sempre assim”, diz algum mano ou mina na vastidão de arranha-céus cada vez maiores, sobre o trânsito sereno desses dias de final de ano. Mas na verdade nada mudou. O fim na verdade é o começo de tudo de novo.

                Em Santa Catarina acidentes cada vez mais incrédulos mancham nossas estradas privatizadas com o sangue de famílias inteiras. Minas Gerais idem, em Brasília nada acontece, apenas os “nóias” do Planalto Central ocupam as ruas e becos com suas vidas de zumbis fornecidas pelo crack. O Rio de Janeiro continua lindo, claro que com algumas sujeiras motivadas pela violência exacerbada. O que dizer de uma menina vítima de uma bala perdida na noite de Natal não conseguir atendimento médico, pois o Doutor que deveria estar de plantão possivelmente estourava seu champanhe com a família em algum condomínio de luxo por esse enorme Brasil.

                O Rio Grande do Sul já é outro país, de lá não posso dizer muita coisa, pois ainda não consegui o meu visto para poder visitar os grandes amigos que tenho naquele pedaço ao sul do mapa. O Paraná continua como sempre. Seu vasto interior sempre nos surpreendendo com o bem e o mal. Dali já saiu grandes estrelas dos esportes e das artes. O Mato Grosso belo e formoso sobrevive anualmente com a briga contra o desmatamento. Mato Grosso do Sul, Amazonas e outros estados do centro e norte brasileiro também tentam a todo custo acabar com essa doença cultural e acima de tudo, financeira.

                Chegou a hora de recomeçar, de deixar para depois tudo aquilo que prometemos a gente mesmo. Seguir trabalhando em busca da realização profissional. Estudar. Seguir em busca de um amor ou na manutenção daquele que já possui. Seguir sorrindo sempre é a melhor maneira de levar a breve vida que temos. A ironia deveria ser item obrigatório em todo ser humano, assim não levaria a vida tão a sério. A vida é apenas o fruto da árvore da ilusão.

 

                O vídeo de hoje é o clipe da música “O Mundo dá Voltas”, CPM 22. Vale muito a pena ouvir. Motivacional. “Hoje eu tenho que esperar, mas meu dia vai chegar, o mundo dá voltas, nosso posso mais parar, é só correr atrás, nem tudo mudou”.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Então é Natal?



                Isso mesmo é Natal. Data festiva, de muita alegria, lembranças e poemas. Frases feitas se acumulam nas vozes de parentes, amigos e afins. Nas redes sociais vemos de tudo, até o que não vemos. Todos e tudo querem estar no mesmo lugar ao mesmo tempo, mas não se preocupe é Natal. Feliz Natal. Um ano novo se aproxima com a esperança de realizações e humildade de viver. Fé para quem tem juízo, fé para quem não tem também.

                Quero desejar a todos um Feliz Natal, um dia maravilhoso de descanso, festas, sorrisos, abraços, apertos de mãos, tapas nas costas, peladas Robinhos e o que mais for possível dependendo do grau de intimidade. Liberdade é uma das palavras pouco pronunciada e escrita nesta época do ano e é justamente por ela, que que vida se faz interessante. Férias, férias coletivas, folgas, fulgas e o que tiver de fazer para estar com a família neste momento é válido.

                Não vou tomar o tempo de vocês escrevendo mais um parágrafo porque é dia de festa, é noite de alegria e apesar de saber que minhas palavras são a sua felicidade todas as segundas e sextas feiras, nesta segunda perdi a sua atenção para a nascimento do pequeno prodígio. Vamos comer muito.