sábado, 21 de julho de 2012

Crônicas de um Tumor (D18)

Genial!

               
                Muitas coisas estão acontecendo nesses últimos meses desde que fui diagnosticado com o tumor. De Brusque voltei para casa em Joinville, de Joinville fui para Brasília, de Brasília voltei para casa recentemente em Piçarras. Bastante para quem retirou um testículo, acompanhou o regresso do câncer, depois o progresso e atualmente a quimioterapia. Complexo? É um pouco.  Napoleão esclarece. “Há ladrões que não se castigam, mas que nos roubam o mais precioso: o tempo”.  

                 O ladrão que me assaltou tem nome, sobrenome, uma ficha extensa e apesar de levar parte do meu tempo, este marginal esqueceu algo ainda mais valioso. A paciência. Esse se ele quiser eu até dou um pouco para experimentar. E pelo que eu conheço deste malandro, logo, logo ele se entrega. Só não sei se para o próprio tempo que roubou ou para a paciência que perdeu de levar. 

                Falando em paciência. Recebi da minha irmã um texto muito interessante sobre este tema e um dos trechos descrevia o seguinte: “Considere quantas coisas difíceis seriam muito menos difíceis com apenas um pouco de paciência. Obviamente que é importante ter um senso de urgência, porém, também é igualmente importante exercer equilíbrio advindo de uma disciplinada paciência” (Richard Avedon). Tenha paciência, falava minha mãe quando eu aprontava alguma travessura. Coisas da vida. Ou não.

                Tempo e paciência. Um não para, o outro sempre arruma um jeito de esperar um pouco mais. Um segue uma rotina diária, o outro observa para ver o que vai acontecer. Um te avisa à hora certa de começar, o outro te avisa quando parar. Um gira em torno Sol, o outro gosta de apreciar a Lua. A única coisa que os aproxima é quando o tempo pede um pouco mais de paciência. Perda de tempo. Portanto, a dica de hoje para uma vida mais interessante é arrumar tempo para não perder a paciência.


               
                  

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Crônicas de um Tumor (D17)



O dia foi produtivo. Consegui dar mais atenção as coisas importantes da vida de qualquer mortal. Trabalho e Família. Organizei alguns livros, documentos e fotos. Foi bom rever momentos tão presentes na lembrança. Não posso jamais reclamar da minha infância. Época de grandes traquinagens e folias. Guerras de mamona com o estilingue eram ferozes. Aventura no terrenão. Quem levou tiro de chumbinho dos guardinha sabe como era. Futebol na quadra de areia do Dom Bosco muitas vezes era disputado com a garra de uma luta medieval.  
                Hoje fez um belo dia aqui em Piçarras, no litoral catarinense. O frio continua apesar do céu azul. À noite a temperatura cai bastante. A careca só aguenta de toca. Já tenho três e vou ganhar um do São Paulo para ajudar no tratamento. Apesar de que esse tricolor atual está pior que quimioterapia. É de cair os cabelos! Espero que o Ney Franco faça alguma coisa e rápido. Vamos levar o Brasileirão. Coisas da vida. Ou não.
                Tenho me sentido muito bem. Com disposição para seguir a caminhada. A alimentação continua melhorando a cada dia. Tenho tomado diariamente o suco da Rainha. Laranja com couve. Simples, gostoso e saudável. Não da para esquecer as carnes que são essenciais para uma boa recuperação. Peixe é excelente no cardápio de qualquer ser humano. Eu como sempre que posso.
                A dica de hoje para uma vida mais interessante é tão bucólica quanto descobrir que o ovo vem antes da galinha. Mas a dica é a seguinte: Sempre que tiver a oportunidade de viajar, faça isso. Nem que seja para a cidade vizinha. De preferência a viajar de carro, só tome cuidado com os pedágios. Privatizaram a constituição. Agora temos de pagar par ir e vir.      

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Crônicas de um Tumor (D16)



Décimo sexto dia de tratamento e os cabelos se foram. Tenho percebido a queda já há alguns dias e queria acreditar que não iria acontecer. Aconteceu. Hoje ao acordar fui fazer um gesto comum de todos os dias, coçar a cabeça. Adivinha só. Um punhado do meu cabelo ficou entre meus dedos. Foi um misto de frustração com esperança. Digo isso porque ao mesmo tempo em que o cabelo se vai a força para seguir eliminando este tumor aumenta.  
                Há alguns dias atrás ouvi no rádio uma propaganda americana de uma pequena garotinha portadora de um tipo de câncer onde ela dizia uma frase mais ou menos assim: “Dane-se, os meus cabelos irão nascer novamente o câncer não voltará mais”. Assim é que se fala menina. O mais divertido de tudo é a reação de algumas pessoas na rua apesar de estar de toca. Todas têm um ponto de interrogação na testa. O que será que ele tem? Coisas da vida. Ou não.
                Hoje quero aproveitar este espaço para agradecer a imensa rede de carinho por todos os lados. O Blog (www.senteseporfavor.blogspot.com) está sendo muito bem acessado graças à afeição e preocupação de todos. Vou começar por Brasília, Ricardo Weg, Janary, Renato, Cielito, Julio, Marcela, André, Vilhena, Uiara, Cris, Richard, Erica Dourado, Adriano e tantos outros. Fiquei na Capital Federal por apenas duas semanas, mas é como se estivesse tido uma vida neste lugar, vocês são demais. Os amigos de São Paulo que apesar da distância acompanham devotos ao blog e ao facebook. Não vou citar nomes para que não me esqueça de ninguém. Saudações ao Condomínio Conjunto Residência Jardim Dom Bosco. Este lugar faz parte de mim.
                Obrigado a todos pela corrente do bem e coragem que vocês injetam todos os dias nesta minha jornada. Sem vocês tenho certeza que tudo isso seria ainda mais difícil. Portanto, ficaria aqui o dia inteiro agradecendo e não bastaria para completar o tamanho do coração de cada um de vocês. Beijo no coração de cada um!  

terça-feira, 17 de julho de 2012

Crônicas de um Tumor (D15)



Esta ai para quem queria, o frio chegou a Santa e Bela Catarina. Também sei que em São Paulo não esta por mais. Curitiba nem se fala. Claro que aqui na região de Joinville a frente fria vem acompanhada por uma nuvem do tamanho do mundo carregada de muita chuva. Chove chuva, chove sem parar. Nem pensar em usar biquíni cavadão. Agora só de blusa de lã e toca. Nada de ficar descoberto que a imunidade está baixa. Por isso terei de adiar um pouco os ciclos de aplicação. Nada que comprometa o tratamento, foi apenas uma placa de atenção na estrada que se segue.
                O cabelo começou a cair. Ainda pouco, mas o suficiente para saber que isso vai acontecer. Ontem sai do banho com um punhado a menos. A alimentação continua a mesma. Bastante carne, salada e água, suco natural ou chá. De sobremesa gelatina faz muito bem. Daqui a pouco vou comer da Sopa da Rainha. Muitos legumes, overdose de legumes. Bom para esquentar o corpo.
                Hoje tomei uma canseira para ser atendido na consulta médica. Cheguei às 8:00hs da manhã e só fui atendido cinco minutos para o meio dia. Tudo por falta de uma pequena informação que deveriam ter me dado no dia da marcação. Fiquei esperando por uma hora no local errado da oncologia. Fazer o que se existem pessoas despreparadas para atender pacientes e acompanhantes... Coisas da vida. Ou não.
                As duas dicas de hoje para uma vida mais interessante são tão simples quanto entender porque o Congresso Nacional está em férias. Não entendeu? Nem eu. Vamos às dicas: 1) “É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros” (Demóstenes). Mas não é este que você está pensando; 2) Não fique na chuva, você pode ser molhar.
                 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Crônicas de um Tumor (D14)


De encher o coração!
               
Menos uma semana se foi com uma folga merecida das sessões de quimioterapia. Fiz uma aplicação de duas horas apenas na última terça-feira. Talvez por isso esteja me sentido bem melhor e mais disposto. Inclusive, preciso confessar, estou comendo muito. Muito mesmo. Estou com o apetite de dar inveja a qualquer elefante. Pode ser reflexo da primeira semana de quimio, a qual fiquei indisposto e sem vontade de comer. Impressionante como o quadro se reverteu. Tenho apreciado gostos que eu recusava antes, como espinafre, brócolis, beterraba, linhaça e tantos outros. Contudo, também tem os alimentos que tenho evitado principalmente gorduras e frituras.
                Apesar de saber que cada caso é um caso no tratamento de combate ao câncer, indico a todos que estão neste barco a tomarem bastante água e comer, comer mesmo que não sinta vontade ou saiba que poderá descartar (digo vomitar) em seguida. Isso ajudará o corpo a se manter forte por mais que se sinta fraco com a medicação. Alimente-se sempre com frutas frescas e bem lavadas. Pelo que tenho presenciado em meu tratamento, uma boa alimentação é fator indispensável para uma recuperação rápida e de boa qualidade.
                Hoje fui praticar mais um exame de rotina com controle de plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos para que eu possa fazer mais uma pequena sessão de medicamentos amanhã. Também terei uma nova consulta para saber quais serão os novos procedimentos. Se depender da minha disposição terei alta amanhã mesmo. Mas como não depende, vamos acatar o que o médico mandar fazer e eliminar de uma vez por todas esta pedra no sapato.
                As 7 dicas de hoje para uma vida mais interessante são: 1) Não de ouvidos a quem não te ouve; 2) nunca deixe sua esposa mexer naquela espinha próxima ao seu lábio – dói demais; 3) sempre que puder assista filme legendado; 4) sempre que puder assista filme; 5) aprenda alguma coisa nova, mesmo que você faça esta coisa só uma vez; 6) descanse no domingo pelo menos; 7) e sempre que for alimentar um boi, nunca diga a ele que a sua mãe é uma vaca, porque vaca é a mulher que me deu uma fechada de mestre hoje no trânsito. 
                  
OBS: Me desculpem a grosseria, mas o que esta pessoa fez hoje no trânsito ao sair de uma rua lateral e entrar com tudo na transversal é passível de prisão. Ela poderia ter causado um acidente gravíssimo.