segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DESIGUALDADE MENTAL


Algumas várias sucessões de fatos estão ocorrendo neste momento em nossa pátria amada gentil. Num minuto despreguiçamos o “nada a fazer” e no outro estamos a caminho da companhia divina. Calma, explico: viver e morrer. Entendeu? Somos filhos de um berço tão grande que esquecemos sua grandeza e nos enjaulamos em nossas pequenas facetas casuais. Como em um roteiro cinematográfico nossos três Ps se completam nos horários e ocasiões devidas.
Os três Ps são: Particular, Pessoal e Profissional. Particular é a sua vida em seus momentos mais íntimos. Não seja leviano. Pessoal é a sua vida familiar, amigos. O social. Profissional é a sua parte mais mentirosa. Sim, mentirosa. Quantos personagens você já encenou em seus momentos particulares e pessoais. Tenho certeza que poucos. No pessoal talvez alguns mais. Mas no profissional somos todos atores.
Aquele vendedor que lhe recebe com um belo sorriso ao vê-lo entrar na loja é merecedor do Oscar na categoria melhor comédia. Com todo respeito. Não que isso seja bom ou ruim, é apenas mais um dos inúmeros fatos citados acima. O dentista pode concorrer na categoria melhor suspense. Os advogados concorrem a roteiro adaptado. Os jornalistas a melhor longa-metragem. Os políticos a melhor animação. Os psicólogos a melhor roteiro original. Os programadores concorrem na categoria curta-metragem e os cabeleireiros concorrem na categoria direção de arte. Quanta besteira!
Enquanto isso outros fatos mais acontecem no país da esculhambação. Um só é satisfatoriamente coeso para passar uma madrugada inteira bebendo cerveja com algum amigo inteligente. Pode ser a ocorrência de estarmos inertes frente às pesquisas sobre a “corrida” eleitoral. Estou rodeado de pessoas que me dizem a todo o momento odiarem a Dilma, e ao mesmo tempo, assisto estarrecido a decolada da namorada do Chuckie – O Brinquedo Assasino subir cada semana cinco pontos percentuais nas pesquisas Ibope e Datafolha. O Serra desce ladeira abaixo como um trator desenfreado. Se a coisa continuar assim, a Dilma Figa – essa foi boa (risos) – terá cento e vinte por cento dos votos em outubro.
Preste bastante atenção aos fatos que acontecem em nossas margens plácidas. Filtre com qualidade as palavras lançadas ao vento nos horários políticos obrigatórios, jornais impressos, revistas, rádio e televisão. Pense qual o seu papel em todo o processo de mudança de governo e qual personagem você representará diante da urna eletrônica. Alguns preferem ser o Debby ou o Loyd, outros Vito Corleone (O Poderoso Chefão), alguns mais ousados preferem ser Darth Vader (Star Wars). Quem sabe James Bond ou até mesmo William Wallace (Coração Valente). Tenho mais algumas sugestões. Quando apertar o confirma pense que você é o Indiana Jones ou o Hannibal.
Contudo, diante de tantos acontecimentos inusitados dos quais citei apenas um. O pensamento alheio. Posso admitir meu interesse em ver nosso grandioso Florão da América se transformar no comunismo ideológico dos vermelhos e ex-vermelhos, no capitalista dos DEMos e no socialismo dos ingênuos. Não sonho com um país justo de boa educação e saúde competente. Eu acredito. E faço de mim a representatividade do que quero ver a minha nação se tornar. Neste momento estou em busca de disciplina. Dia 3 de outubro mais um filme será lançado e o titulo pode ser “Em Águas de Camarão, quem tem um Lula é Rei” ou “2011, O Começo do Fim”. Quanta besteira!
Não é porque você comprou seu primeiro carro, primeiro apartamento, primeiro casaco de couro, primeira porta de vidro do box do chuveiro, primeira TV de LCD, que está tudo bem. Que agora o Brasil está crescendo, blá, blá, blá. Minha sinceridade a partir de agora poderá te assombrar, mas preste atenção. Enquanto milhões de brasileiros e brasileiras compram suas necessidades menos importantes a troco de status e promoção familiar, a impunidade, a falta de investimento em pesquisa, tecnologia e manufatura, a justiça lenta e falha, a corrupção e a infra-estrutura precária continuam a crescer por debaixo de discursos alucinados de um operário charlatão. Isto não é besteira! Isto é Brasil, o país da desigualdade mental.
Não se arrependa do seu voto. Faça dele uma arma contra a sua própria cegueira política. Abra os olhos e ajude quem está a seu redor a também enxergar a boca de lobo que é a nossa Capital Federal. O nosso hino já dizia em letras grandes: “Paz no futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça à clava forte. Verás que um filho teu não foge à luta. Nem teme, quem te adora, a prórpia morte”. Quanta, besteira!