segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"BAGUNÇAVILLE"




Talvez esta seja a melhor definição para a Joinville que hoje resido. Uma bagunça generalizada. Ninguém se entende. O executivo e o judiciário parecem cão e gato. O executivo em especial parece uma barata tonta. O judiciário jogando o veneno e o executivo tentando se proteger de qualquer forma. Ai eu pergunto. E a população nesta história toda?

Particularmente sinto-me órfão do governo municipal. Nada é feito diante de tantas denúncias do esquecimento público. Poderia sim, citar diversas “promessas” feitas pelo atual governo municipal nas últimas eleições, mas não farei isso por um único motivo. Iria cometer o mesmo erro do prefeito. Apenas inflar o meu ego com informações desnecessárias. Pois é isso que o nosso governo está fazendo. Se preocupando apenas com a sua imagem diante da população acuada pela falta de competência governamental.

Saneamento básico, segurança, vias asfaltadas, transporte público mais barato, atendimento que valoriza o cidadão, prestação de contas, saúde de qualidade, escola para todos e moradia é obrigação de quem governa fornecer. Obrigação e não um favor. Pois é assim que todos nossos governantes nos atendem. Isso quando nos atendem. Jogam em nossas caras nas campanhas eleitorais que fizeram isso ou aquilo. Então volto a perguntar. E a população nesta história?


A discussão criada pela secretária de comunicação de Joinville revela mais uma falha no sistema executivo da cidade. No jornal A Notícia de domingo, dia 04 de setembro, ela diz que escreveu seu artigo intitulado “Nossaville” - publicado como réplica ao texto “Buracoville” - no dia 30 de agosto em defesa do governo municipal.


Desculpe-me secretária, mas tapar os olhos para o estado indigno da cidade é confessar a falta de informação da secretaria de comunicação. Talvez a secretária deve-se mudar um pouco a sua rotina e em dias de chuva, olhar pela janela do seu gabinete. Ou melhor, me fazer uma visita lá em casa. Fazem mais de três meses que não tenho iluminação na rua e quando chega à noite é uma escuridão. Apenas os gatos do vizinho se arriscam a sair.


Buracoville, Nossaville, Bagunçaville, ou seja lá qual for o codinome. Joinville acima de tudo merece respeito. Merece ser ajudada por todos aqueles que ali residem. Merece iniciativa da opinião pública diante de tantos fatos mal esclarecidos. Joinville deveria ser lembrada por seus habitantes como uma cidade próspera e de oportunidades, como assim é. Contudo, vejo apenas a inquietude da população misturada com a ineficiência do atual governo. E aproveitando a oportunidade vou sugerir mais um nome. “Esperançaville”, de que um dia isso irá mudar.



Nenhum comentário: